Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Organização na hora das compras

Olá pessoas, tudo bem? Espero que sim!


Desperdício NÃO


Hoje eu quero falar um pouco para vocês sobre a organização que precisamos ter no momento das compras. E me refiro a qualquer tipo de compras. Vou tentar passar algumas dicas que funcionam para mim!

Eu acredito que a organização se faz necessária por dois motivos básicos:

a. Uso consciente do dinheiro (o mais evidente);
b. Evitar a armadilha de ter muito da mesma coisa ou pior, ter o que não precisa e que vai acabar não usando.

Por isso, seja para roupas, cosméticos, perfume, acessórios... Fique sempre atenta!

1. Faça uma lista de "Sim" e uma de "Não"

A lista "Sim" funciona principalmente para não nos perdemos dentro de uma loja, especialmente as tipo Renner, C&A e outras que possuem várias opções. Para mim, ela surgiu depois de muito assistir programas queridos no dia a dia, como What not to wear, How do I look? e outros com dicas de especialistas para se vestir bem. Comecei a perceber que não possuía coisas muito básicas, as quais recomenda-se ter sempre em um armário versátil, coisas tão básicas quanto camisetas simples, branca ou preta, sem estampa, blazer neutro, um jeans que tenha um caimento específico; enfim, coisas realmente básicas que eu nunca me lembrava de comprar. Mesmo saindo com sacolas das lojas, elas não continham nada disso que eu sabia que precisava para ter um guarda-roupas mais funcional e coeso. Pelo contrário, estavam nas sacolas todas aquelas peças que atraem nossos olhos pela beleza e riqueza de detalhes, coisas que eu chegava em casa e percebia que embora não tinha igual, tinha outras peças que poderiam cumprir a mesma função. E foi aí que surgiu a minha lista de "Não".

A lista "Não" surgiu para me impedir de comprar coisas que já tenho e que não preciso. Serve para me frear quando quero compulsivamente comprar coisas que estão em alta em minha cabeça e os olhos sempre se atraem. Na minha lista "Não" tinham coisas como: Nada de camisa com botões para sair, você já tem não sei quantas, nada de renda, etc. Seria essa lista, para evitar o vício em um tipo de peça e perda de foco. Investir dinheiro no que precisa.

Em meio à essas listas, faça grupos e subgrupos do que precisa:



2. Varie as lojas que frequenta e compra

Se você entra em uma loja, pega cinco peças para experimentar e sai do provador querendo levar 10, cuidado! Melhor pensar as peças das quais você realmente gostou, pois as chances de nos contentarmos em ir para casa tendo ido apenas a uma loja são poucas e, por outro lado, as chances de chegar na próxima vitrine e querer mais e mais coisas é enorme!

Separe as peças das quais você realmente gostou! As outras podem nos atrair ali naquele momento, mas se não forem daquelas que você ficará em casa, sem sono, pensando em como seria feliz se tivesse comprado, não leve. É uma dica boa para não estourar o orçamento e para aprender a escolher. Comprar por impulso é uma grande roubada.

3. Não compre tudo que precisa em um só dia

Mesmo após fazer as listas "Sim" e "Não", o bem estar (fulgaz) que sentimos quando compramos não passa, por isso, não compre sua lista "Sim" de uma vez só. Dê-se doses homeopáticas dessa coisa boa que é comprar. Além disso, isso evita, mais uma vez, a compulsão e ajuda a manter o foco.

4. Cuidado! Promoção pode custar caro.

Quem nunca comprou alguma coisa "só porque estava barato" que atire a primeira pedra! É claro que temos que aproveitar coisas à bons preços, afinal, nosso precioso dinheiro ainda não dá em árvores, né! Mas, essa pode ser uma terrível armadilha a partir do momento que a sua vontade de não perder a pechincha é maior do que a necessidade de ter aquela peça. Se você precisa de uma peça que está custando 40% do seu valor, você está poupando 60% do seu dinheiro investido nela, o que me parece excelente, mas, se você não precisa daquilo por qualquer motivo, você está somente gastando esses 40% do valor da peça sem nenhuma necessidade, ou seja, você está perdendo dinheiro!

5. Melhore a análise das suas roupas

Quando compramos mais de uma coisa no mesmo dia, é muito comum que essas coisas sejam parecidas, afinal, estamos sob efeito de um mesmo humor do dia. Por isso, repito, ainda que esteja com as suas listas em mãos, tome bastante cuidado para não comprar coisas parecidas. Olhe criticamente para as peças e seja honesta consigo mesmo. Já vi casos absurdos a ponto da pessoa não só levar algo parecido, mas levar exatamente a mesma peça porém em cores diferentes!

Então, fiquei atenta! Quando estiver dentro do provador ou mesmo quando variar de uma loja para outra, tenha sempre em mente o que já comprou para não comprar mais do mesmo.

São as essas as dicas que tenho para dar a vocês para tentar organizar melhor as suas finanças e aumentar o auto controle. São essas que funcionam para mim! Vocês gostaram? Conto com o comentário de vocês para saber se estão gostando.

Até a próxima!

2 comentários :

  1. Adoreeei o post , parabéns .. Ser organizada é essencial .. ainda mais nas finanças !

    Beeijos

    www.noclosetdathi.com.br

    ResponderExcluir

O seu comentário é o meu termômetro de qualidade!
Me ajude a saber se as postagens estão agradando...
Enjoy